SIN KILLER webzine – Interviews: entrevista com Carl Johan Grimmark - Narnia

Monday, March 21, 2011

entrevista com Carl Johan Grimmark - Narnia

Entrevista: Abril 2009


As Crônicas do Narnia
O que se esconde por trás de um nome? Como você escolhe o nome da sua banda? O que ele significa? Isso realmente importa? Talvez você queira dar à banda um nome que transmita um determinado sentimento ou tipo de paixão. ou talvez ele seja associado com um evento na vida dos membros da banda. Mas qual é a visão do público sobre aquele nome? Eu lembro que apenas alguns anos atrás. quando a atenção dos noticiários estava voltada para as cartas que estavam sendo enviadas contendo o veneno biológico antraz. Foi logo depois dos ataques de 11 de setembro. então o clima era de alerta a respeito de outros possíveis atos de terrorismo. Pouco depois da notícia das cartas vir à tona. a banda Anthrax foi contatada por pessoas que achavam erroneamente que a banda havia sido batizada por causa desse ato hediondo. sem saber. é claro. que esse já era o nome da banda a anos. Como podemos ver. o nome de uma banda pode vir a significar muito mais do que o planejado. e é aí que entra Narnia entra na história. A banda já tem quase dez anos de existência. mas foi apenas no ano passado que a Disney lançou o filme As Crônicas de Narnia – O Leão. a Feiticeira e o Guarda-Roupa. tornando a série clássica As Crônicas de Narnia. de C.S. Lewis mais popular do que nunca. Você acha que as pessoas têm dado mais atenção à banda. como resultado? Perguntamos ao guitarrista Carl Johan Grimmark sobre isto e muito mais.
By Chris Beck
Heaven´s Metal Fanzine
-------------------------------------------------------------
Chris Beck: Vocês estão com um álbum novo chamado Enter The Gate. Fale-nos um pouco sobre ele.
Carl Johan Grimmark: É um novo começo para a banda. tanto musical como espiritualmente. Nós realmente não gostamos do modo que o The Great Fall saiu. então este álbum tinha que ser a nossa vingança. Musicalmente. ele é bem melódico e traz um som ligeiramente mais agressivo do que antes. levando-nos de volta às nossas origens. mas de uma forma modernizada. As letras são muito mais positivas e 100% focadas na mensagem cristã. The Great Fall era mais sombrio e pessimista. e não achamos que seja disso que o mundo precisa hoje em dia.
Além das letras sombrias. o que mais te desagradou em The Great Fall?
Bem. a produção não teve o resultado que nós planejamos. Eu poderia falar a vida inteira a respeito do que poderia ter sido feito melhor. mas a produção e as letras foram provavelmente os meus maiores problemas com o álbum.
Quais são as suas músicas favoritas no Enter The Gate. e por que?
Eu gosto muito da "Into this Game". É uma ótima faixa veloz para começar o álbum. Também gosto muito da "Another World" por causa da maneira que ela se desenvolve e a forma com que Christian(N.do T.: Liljegren – Vocalista) passa a mensagem de uma forma que ele nunca havia feito antes!
Enter The Gate é o primeiro álbum do Narnia que não terá lançamento pela Nuclear Blast. Por que vocês não trabalham mais com eles? Vocês estão contentes com os seus atuais contratos de distribuição com a Massacre Records e Attic Arcade/Gencross?
Sim. é verdade. Nós percebemos que a Nuclear Blast estava crescendo tanto que não tínhamos nenhuma prioridade. e no fim das contas. eles decidiram não nos escolher. De qualquer maneira. estamos muito felizes pelos anos que tivemos juntos – eles nos colocaram no mapa. O nosso novo selo parece bem otimista a nosso respeito. e nós sentimos o mesmo. Eu espero que isso se mostre como o melhor para todos os envolvidos.
Você já teve a oportunidade de tocar guitarra com o Saviour Machine e Rob Rock. Como aconteceram cada uma dessas colaborações? Em que a sua experiência com essas bandas se compara com o Narnia?
É claro que sendo apenas o guitarrista. o meu papel nesses projetos é diferente. pois eu não escrevo as músicas ou algo assim. Já o meu papel no Narnia é muito maior. já que eu escrevo todas as músicas. algumas letras. e também produzo. Mas eu gostei muito de trabalhar com algo completamente diferente. O Saviour Machine é como um exercício de quantos números ímpares você consegue lembrar em um show de 3 ou 4 horas. e o Rob Rock é metal bem tradicional. tendo como um dos seus maiores desafios reproduzir em um show ao vivo aquilo que foi gravado por virtuoses como Chris Impellitteri e Tony MacAlpine.
Christian Rivel. vocalista do Narnia. também trabalhou em outros projetos. como o Divine Fire e o Audiovision. Você acha que ter a maioria dos membros do Narnia trabalhando em outros projetos tem algum efeito negativo?
É claro que toda história tem pelo menos dois lados. É difícil se concentrar em muitas coisas quando cada dia tem apenas 24 horas. mas por outro lado. esses trabalhos nos deram mais experiência e contatos que podemos aproveitar bem no Narnia. Nós entramos em um acordo quanto a ter o Narnia como prioridade principal!
Nós mencionamos o fato de você ter tocado em alguns shows com Rob Rock na Europa no ano passado. Alguns meses antes. foi feita uma declaração de que o Narnia e Rob Rock tocariam juntos se os organizadores estivessem interessados em agendá-los. As duas bandas já fizeram algum show juntas?
No ano passado. nós fizemos uns 15 ou 16 shows na Europa Ocidental com Rob Rock. mas apenas um deles foi um show das duas bandas combinadas. Haverão mais no futuro. mas ainda não há certeza de quantos.
A indústria do metal cristão pode apoiar esse tipo de tour? Se não. o que nós podemos fazer para mudar isto como indústria e fãs de música?
Eu ainda não digo que o conceito funciona. pois às vezes as negociações podem ser lentas. então é um pouco cedo para dizer. Nós estamos falando com alguns organizadores a respeito de shows combinados futuros.
O Narnia já tem alguns shows agendados na Europa para 2006. Qual é a sua impressão a respeito da atual cena metálica na Europa?
A cena metálica atual é excelente em comparação com a dos anos 90. É claro que nem chega perto dos anos 80. mas realmente há muitas bandas fazendo tours e vendendo quantidades respeitáveis de discos. e também a qualidade musical é agradável. É claro que isso é muito bom. mas também significa que a competição é dura. As bandas suecas In Flames. Soilwork. Arch Enemy e Hammerfall são apenas umas poucas entre as mais bem-sucedidas bandas. O que eu gosto na cena do metal europeu no momento é que muitas bandas estão misturando melodia e agressividade de uma forma legal.
Considerando que o Narnia é uma banda cristã. vocês costumam ser alvo de perseguições em seus shows ou em outras situações?
Não muito freqüentemente. As pessoas normalmente não nos ameaçam diretamente. mas é claro que existem pessoas que odeiam muito a nossa atitude e a maneira que nós divulgamos uma mensagem de cristianismo sem hipocrisia na cena do metal secular. Constantemente ocorrem debates a respeito das mensagens cristãs vs. as mensagens satânicas no metal. e algumas pessoas realmente nos odeiam por alguma razão.
Você acha que o Narnia ainda conseguirá fazer uma tour americana?
Essa idéia ocupou minha mente durante o ano passado. e nós sinceramente esperamos que ocorra. Nós apreciaríamos qualquer tipo de ajuda neste sentido. e esperamos que os organizadores queiram agendar alguns shows.
Vocês lançaram recentemente o DVD ao vivo At Short Notice...Live in Germany como um CD. Por que vocês decidiram fazer isso agora. quase dois anos depois de lançar o DVD? O CD tem alguma mudança ou faixas extras?
É basicamente a mesma coisa. mas um pouco editado e remasterizado. Nós encurtamos um pouco o show para uma melhor experiência de tempo. já que não há nada para se ver. Ou seja: os solos de bateria e de guitarra. bem como algumas introduções. foram retirados. e o tempo entre as músicas é mais curto. Ele fica mais arejado assim.
Agora vou fazer uma pergunta que vocês provavelmente já ouviram muitas vezes. mas não acho que todo mundo saiba a resposta. Por que vocês decidiram chamar a banda de Narnia? Isto não é exatamente incomum. pois muitas bandas têm seus nomes ou letras inspiradas em O Senhor dos Anéis ou outras histórias de fantasia. mas vocês se mantiveram fiéis às Crônicas de Narnia com músicas como "The Witch & The Lion" e "The Return of Aslan."
Foi idéia do Christian. Nós gostamos e da forma que combinava tanto o tema fantástico do metal com um simbolismo claramente cristão.
A Disney produziu recentemente o filme As Crônicas de Narnia: O Leão. a Feiticeira e o Guarda-Roupa. Você já viu o filme? O que achou?
Eu ainda não vi. Eu estou sempre muito ocupado ou com preguiça.
A popularidade do filme teve algum efeito perceptível nas vendas do merchandise da banda ou quaisquer outros impactos?

Eu não tenho idéia se isso afetou nossas vendas ou não. mas com certeza levou um monte de gente a visitar nosso site.
Você consegue se sustentar através de seu trabalho na indústria da música? Ou você tem algum outro emprego?
Não consigo. O único membro da banda que sobrevive à base de música é Andreas. o baterista. Se eu pudesse viver apenas tocando o que toco. eu certamente gostaria da idéia. mas eu não quero viver de tocar música que eu não goste. Prefiro continuar carregando e descarregando caminhões e dirigir empilhadeiras. Isso me mantém conectado com a realidade. paga o suficiente e eu gosto de trabalho pesado.
Quais são os guitarristas de que você gosta? Eles influenciaram seu estilo em algo?
Eu cresci ouvindo alguns dos heróis suecos. como Yngwie Malmsteen. John Norum e Kee Marcello. e com certeza eles tiveram um impacto significativo. assim como Gary Moore. Joe Satriani. etc. Hoje em dia. eu gosto muito de John Petrucci do Dream Theater. principalmente em seus últimos três álbuns de estúdio. Ele também é uma das minhas fontes de inspiração quanto ao timbre de guitarra. Hoje eu uso apenas amps Mesa/Boogie. Talvez hajam alguns licks do estilo de Steve Morse aqui e ali.
Se dermos uma olhada em seu CD player hoje. que banda veremos lá?
Neste exato momento. o Liquid Tension Experiment (projeto com alguns membros do Dream Theater e Tony Levin no baixo) está no CD player da minha cozinha.
Nós já falamos que você tocou com o Saviour Machine e Rob Rock. Você tem outros projetos em que esteja trabalhando?
Sim. estou me matando de trabalhar no meu primeiro álbum solo. que vai contar com alguns ótimos músicos. Peter Wildoer do Darkane será o baterista e Jan S. Eckert do Masterplan tocará o baixo. Ainda não temos 100% de certeza de quem será o vocalista. Estou muito empolgado com este projeto.
Parece que os fãs do Narnia nunca concordam em uma coisa: Qual é o melhor álbum do Narnia. Cada um dos quatro álbuns é visto por diferentes pessoas como o melhor por uma ou outra razão. Então eu pergunto: Fora o novo álbum. qual o seu favorito e por que?
Eu. pessoalmente. gosto muito do Desert Land ! Um dos motivos é musical. claro. mas também por causa do som cru e vivo que ele tem. Nós realmente usamos toda nossa energia nesse disco.
O Narnia já existe faz cerca de 10 anos. Olhando em retrospecto. você atingiu aquilo que havia se disposto a fazer com a banda no início?
Basicamente sim. mas apenas até agora. Nós nos sentimos como uma unidade muito forte que quer dar o seu melhor para o Senhor.
Qual foi a coisa mais difícil com a qual vocês tiveram que lidar nesses 10 anos e como essa dificuldade foi superada?
Oh. provavelmente esta pergunta! Falando sério. Acho que algumas mudanças de formação e o momento envolvendo essas mudanças deve ter sido uma das partes mais difíceis.
Nós discutimos sobre a composição. gravação. produção e execução ao vivo das músicas. Como um músico. qual dessas atividades mais te agrada e qual menos agrada? Por que?
Tocar ao vivo seria minha favorita. pois você de fato vê a sua platéia e suas reações; existe espontaneidade em um show ao vivo que torna a situação toda muito empolgante. Além disso. é algo muito poderoso quando Deus toca as pessoas de uma maneira especial através da nossa música. Terminar uma produção de estúdio também é bastante satisfatório! Às vezes o processo de gravação pode ser um pouco pesado porque ele exige muito tempo. mas mesmo assim eu gosto da maioria da gravação!
Se você fosse definir três objetivos para o Narnia nos próximos anos. quais seriam?
Fazer uma tour pelos EUA. Japão e América do Sul. 2. Escrever e gravar um novo álbum assim que o meu álbum solo estiver pronto. 3.Ver o máximo possível de pessoas serem salvas!
Você tem algum pensamento final que gostaria de dividir com os leitores da Heaven´s Metal?
Sinceramente. do fundo do meu coração: Eu mal posso esperar para abrir o primeiro show do Narnia nos EUA. Por favor. avise seus organizadores locais para entrar em contato com nossos empresários. MCM Music. Espero vê-los em breve!!!!!!


Entrevista traduzida por  Heder Osny e Norman Lima
Fonte:. Heaven´s metal Fanzine

No comments:

Post a Comment

Search This Blog