FORSAKEN - - Doom or be Doomed!
Primeiro, não confundam o Forsaken com a banda SuecaThe Forsaken [Death Metal]. O Forsaken é uma banda de Doom Metal maltesa, um lugar que não tem uma tradição ‘metal’ como o seu visinho, a Itália. Eu li sobre a banda, numa resenha do Elements Of Rock de 2007, no site Steel Metal. O baixista com uma linda camiseta do Saint, e doom metal na linha old school, influencia de [Trouble/Veni Domine], são motivos suficientes para um metalhead como eu entrar em cena. Sim, eu conseguir uma entrevista, e foi com o baixista mesmo. Um cara que sabe muito sobre o Brasil [em termos de futebol, ele domina]. Agora você dá um stop para conferir essa entrevista bacana com Albert Bell. Eu espero que todos os metalheads se interessem por Forsaken! Principalmente os amantes do Doom Metal.
By Norman
Eu li sobre vocês no site Holy Steel, e sei que vocês tocaram no Elements Of Rock, [Um dos maiores festivais cristãos da Europa], então minha pergunta é: Vocês têm algum envolvimento com o metal cristão?
Primeiramente, Norman, obrigado por esta entrevista e pela oportunidade de alcançar os seus leitores. Bem, primeiramente, o Forsaken é uma banda de doom metal. Nossa prioridade é tocar doom metal e homenagear as bandas que inspiram a nossa música e ao mesmo tempo criar algo que possamos chamar de nosso e que tenha a identidade do Forsaken. Porém, liricamente nós nos baseamos muito nas escrituras, simbolismo e teologia Cristãs. No entanto, é necessário reconhecer que o nosso compromisso com esses elementos é um pouco mais crítico, e até mesmo mais criativo do que você encontraria em uma banda Cristã típica. Não temos medo de colocar nossas opiniões pessoais e trazer reflexões introspectivas sobre a fé. Como em tudo na vida, a relação de uma pessoa com Deus e sua fé tem seus altos e baixos, que são capturados em nossas letras. Assim, como conseqüência, nossas letras atingiram uma dimensão mais espiritual e existencialista conforme amadurecemos. Agora nós já temos maior consciência de que o verdadeiro farol para guiar a vida são os fundamentos básicos do Cristianismo, ou seja, a compaixão, solidariedade, liberdade e comunhão. É claro, esses são valores universais que certamente tiveram suas origens no Cristianismo. Tudo isso nos aproximou da cena do metal Cristão, e daí veio o convite para participar do Elements of Rock em Abril passado, e a experiência foi muito apreciada, bem como nos apresentou a muitos novos amigos e fãs. Pessoalmente, eu sempre fui seguidor de algumas das bandas mais antigas do metal Cristão, como Saint (absolute godz!) e Bloodgood e é claro, bandas doom com inspiração Cristã, como os magníficos Place of Skulls, Veni Domine e o lendário Trouble…A banda que me levou ao doom, no começo!
Eu ouvi um pouco do Forsaken no myspace. O som é uma mistura de Candlemass e Trouble. Então vocês são 100% doom metal?
Oh, sim! Nós gostamos muito de doom metal e somos muito inspirados pelas bandas que você mencionou. Mas também temos outros gostos. Pessoalmente, eu gosto muito de metal dos anos 80, especialmente NWOBHM. Também um pouco de thrash antigo e rock progressivo dos anos 70, como ELP, King Crimson, Camel e por aí vai. Não é preciso dizer que nós todos somos grandes fãs de Black Sabbath, pois sua influência em nossa música é evidente. Eu diria que o Forsaken é um caldeirão dessa mistura de estilos, porém, é claro, o elemento principal é o doom metal.
Creio que muitos fãs de metal Cristão se interessariam por sua música. Como você apresentaria o Forsaken a eles?
O Forsaken segue a linha de epic doom metal ao mesmo tempo que homenageia os originadores do estilo. Assim, você pode esperar doom metal sincero que oferece reflexões introspectivas sobre elementos da fé e outros assuntos que encontramos em nossas vidas. Então, entre no reino do Forsaken e experimente nosso doom vulcânico e verdadeiro!
Vocês estão em uma nova gravadora. O que você pode nos dizer sobre o novo álbum? Haverá algum cover ou algo de especial?
O novo álbum está agendado para o verão/outono de 2008. Vamos gravar no Temple Studios, em Malta em Março de 2008. Estamos ocupados finalizando as composições para o álbum. Alguns dos títulos serão “Aidenn Falls”, “Metatron (The Mibor Mythos), Dies Irae (Day of Judgement) e “Vanguards of the Void”. O álbum também irá tartar de um conceito temático central, como Dominaeon (nosso album anterior), e os fãs do Forsaken podem esperar o nosso epic doom metal tradicional que o Forsaken vem executando durante nossos dezessete anos de carreira. Não teremos covers ou músicas regravadas. Todas as músicas serão novas e representarão o nosso atual estágio de desenvolvimento.
O que você sabe sobre o Brasil? Diga algo sobre Malta, eu nunca ouço falar nada daí...
Eu conheço um pouco de algumas bandas de metal brasileiras dos anos 80, como Viper, Dorsal Atlântica, Ratos de Porão e Sepultura, além do Krisiun, é claro … Eu também sei que vocês produzem ótimos jogadores de futebol, e são apaixonados pelo esporte. Conheço os seus grandes times, como Santos (o time do Pelé), São Paulo, Palmeiras, Corinthians etc.. e vocês tem estádios fantásticos, como o Maracanã e o Mineirão. Eu acompanho a sua seleção desde 1974 (mas eu torço mesmo para a seleção de Malta e para a Inglaterra) e acho que o seu melhor time foi o de 1982, que perdeu de 3 a 2 para a Itália no fim do segundo tempo, mas tinha grandes jogadores, como Falcão, Zico, Eder, Socrates, Junior e muitas outras lendas. Eu gostei mais desse time do que da seleção brasileira que venceu as Copas de 1994 (um time entediante e sem a característica do futebol brasileiro) e de 2002. Mas é apenas a minha opinião ha ha. Sei que vocês foram colonizados por Portugal e a sua lingual nativa é o português (eu até encontrei alguns brasileiros em Lisboa, recentemente, em viagens a trabalho)…Seu atual presidente é o Lula, e a sua economia é uma das que mais crescem no mundo, e está ajudando a diminuir a distância entre os ricos e os pobres em seu país. E vocês têm uma festa de carnaval monstruosa no Rio.
Agora, sobre Malta. Somos uma ilha localizada no meio do Mediterrâneo. Temos uma rica história cultural que volta milhares de anos e apresenta templos megalíticos anteriores aos de Stonehenge. A ilha foi colonizada por diferentes regents até ganharmos independência da Grã-Bretanha em 1964. Nossa lingua nacional é o males (uma mescla de idiomas semíticos e neo-latinos) mas a maioria fala inglês e italiano fluentemente. A ilha é um estado democrático e parte da União Européia. Somos um país profundamente Católico, e a influência da religião é perceptível. Nossa maior indústria é o turismo, mas os serviços financeiros e TI (Tecnologia da Informação) estão se tornando rapidamente as nossas indústrias mais produtivas. Quanto ao nosso metal, temos uma cena pequena, mas séria, com a maioria dos gêneros musicais presentes. O Forsaken é a mais velha banda ainda na ativa, e a primeira a tocar fora e fechar contratos no exterior, porém Marc Storace (vocalista do Krokus) foi o primeiro embaixador da cena metal maltesa…Ah, sim, e também somos loucos por futebol, apesar de nossos padrões serem fracos, quando comparados ao grande Brasil, mesmo com o nosso recente progresso. Meu time maltês favorito é o Floriana, um velho time que está tentando voltar a seus dias de glória. Meio que nem o Santos, he he.
Últimas Palavras?
Quero agradecer novamente pela entrevista, Norman. Foi ótimo falar com você. Saudações a seus leitores. Eu espero que essas breves palavras tenham despertado interesse na banda. Confiram amostras do som do Forsaken no nosso myspace www.myspace.com/forsakenmalta e saiba das últimas novidades da banda em www.forsakenmalta.com.
Se você quiser, pode me mandar um email: albertbell@rocketmail.com, caso queira mais informações sobre a banda. Provavelmente iremos à Alemanha e a outros lugares da Europa no outono de 2008. Enquanto isso, mantenham a chama queimando com orgulho e cuidem-se.Saudações, e cuide-se!
Albert Bell
Trad. Norman Lima/ Heder Osny
No comments:
Post a Comment