WHITE THRONE, foi dos principais fanzines americanos dos anos 80 dedicados ao Metal Cristão. Há muitos anos atrás, o Keven Crothers [um dos fundadores] apareceu no myspace e desde então, trocamos alguns e-mails. Ele criou um blog com esse mesmo nome apenas com reviews. KC é um cara bastante ocupado, então precisei de paciência para fazer essa entrevista com ele.
Caso você se interesse mesmo por ‘metal cristão’, então essa entrevista é especialmente pra você...
SIN|KILLER | Como de costume, obrigado por dar um pouco de seu tempo.
KC | É um privilégio para mim estar aqui para responder suas perguntas. E acredite em mim quando digo que eu não tinha idéia de que eu estaria falando sobre metal cristão em 2011 ...
Você poderia nos contar brevemente a história do fanzine WHITE THRONE destacado algum momento daquele tempo ?
White Throne - Foi um fanzine criado por meu amigo Dave Johnson e eu. Eu conheci Dave, enquanto trabalhava em uma livraria cristã em Hayward na Califórnia. Eu tinha 18 ou 19 e ele com 24-25. Quando ele vinha na loja falávamos sobre todas as bandas de metal cristão e naquela época havia talvez 10! Rez Band, Saint, Stryper, Messiah Prophet, Daniel Band, Barnabas, Leviticus, Jerusalem, Philadelphia.. Muitas dessas bandas ainda são considerados Metal 'hoje em dia’, mas naquela época, meu, oh meu ... !
E nesse ponto, a única publicação que cobria o metal cristão era a Heaven’s metal. Que teria sido em 1985 ou 1986. Depois de muita discussão e sonhando, Dave falou com vários outros fanáticos por metal que eram cristãos, para ver se eles estariam interessados em escrever. Um caso em especial, Dave Mutillo da Powerline retornou. Dave Johnson e eu morávamos na Califórnia, mas Dave Mutillo vivia no estado de Washington. Um outro colaborador vivia em Michigan, enquanto o terceiro Doug Peterson vivia em Illinois. Lembre-se que tudo isso foi pré-internet. Naquela época, tudo o que eu escrevia, eu escrevia por extenso [papel e caneta]. Fomos os primeiros a colocar Rex Carroll do Whitecross em uma capa. Também fomos os primeiros a colocar Vengeance (antes do Rising) na capa, eles ainda não tinha assinado naquela ocasião. Muitas das vezes, nós fazíamos mais de 50 reviews de álbuns diferentes e demos em cada edição.
Dave Johnson dedicou tanto tempo, como editor para reunir todos [periodicamente] . Foi um trabalho de amor a obra, como não havia dinheiro nisso.
Uma das coisas que Dave fazia por nós colaboradores, era fazer 90 minutos em compilações de cassetes de todos as demos e lançamentos independentes que chegavam.
Tinha eventualmente 50 destes cassetes de compilação. Bandas que você nunca tinha ouvido falar, bandas que lançavam uma demo de três músicas e depois desapareciam. Bandas de hard rock, pop metal, heavy metal.
Muitas foram bastante ignoradas, mas também houve diversas bandas que reuniram algumas canções simplesmente estelar. Bandas como Emerald, Roxalt, TNK, Paradox, Armada, Soldier, Crossforce, Believer(Ca), Hero (Ca), Apostle, Holy Danger, Zelus,. Só para citar alguns.
E sobre o nome WHITE THRONE?
Por volta dos anos 80, nós optamos por White Throne, Dave me explicou que havia um fanzine underground chamado Dark Throne ou Black Throne, então nós achávamos que a imagem seria poderosa, mas a partir de um ponto de vista cristão. Queríamos algo que pudesse transmitir automaticamente uma alternativa para esse público.
Como foi seu encontro com Jesus? Algo promoveu este encontro como uma música ou banda, etc?
Eu vim a conhecer Jesus como meu salvador em 1980 através de um programa cristão de acampamentos no verão. No entanto, como um jovem (eu tinha 12?? Lol) Eu deslizei mais do subi, , se você sabe o que quero dizer, lol. Em 1983, o Senhor usou um grupo de jovens da Igreja e uma banda de rock pouco conhecida chamada PETRA para perfurar o meu coração.
A vida nunca mais foi a mesma depois disso, lol. Aquele foi o primeiro concerto de rock que eu já tinha ido na minha vida. 6 semanas após daquele concerto, vi o show do Resurrection Band em sua turnê do 'Live Bootleg ". Falando sobre o vai e vem dos ministérios musicais!
Eu me lembro de quando você apareceu no myspace ... Eu pensei que você estava querendo voltar com o WHITE THRONE. O que trouxe você de volta para o meio do metal cristão de novo?
Eu comecei com o WT novamente apenas como curioso, se alguém se importaria com o que eu pensava sobre alguns álbuns. No início dos anos 90 eu meio que cansei, me esgotei da cena, eu casei e fui para o ministério pastoral.
Bem, depois de várias voltas e ‘bolas de problemas’ lançadas no meu caminho, eu entrei no mundo de vendas (não é minha coisa favorita) e comecei a navegar na net à procura de fãs de metal. Isso foi provavelmente 2006 ou mais ou menos...
Eu mantive contato com Dave Johnson e ele muitas vezes dava um pouco de informações musicais o ocasionalmente, ao longo dos anos.
Eu tinha começado a visitar alguns dos diversos fóruns musicais, tais como Heart of Metal e Christian Metal Realm. Esta foi uma subcultura completamente desconhecida para mim.
Eu não pensei que alguém ainda se preocupava com a música dos anos 80. Então eu fiquei muito surpreso quando vários amigos e conhecidos lia alguns dos meus 'novos' reviews e me dava aquele grande ‘polegar para cima’
A resposta dos leitores foram realmente fenomenal. Eu pensei que talvez 10 ou 20 pessoas por mês poderiam ler o meu blog .... Deus tem abençoado e mais de 1000 pessoas podem ler ele, mensamente, isso só soprou minha mente...
Naquela época, além Heaven’s Metal e White Throne havia alguma outra publicação especializada em metal cristão?
Havia muitos outros fanzines de metal cristão, como Gospel Metal, The Cutting Edge, The Obligator, Burning Bush, Take a Stand, Cephas, Adonai Metal Rock, Crossfire são apenas alguns.
Nos seus reviews no WHITE THRONE, você teve algum tipo de problema com alguma banda que não gostou de sua resenha, no caso de uma crítica ruim,. Você se lembra de alguma situação desagradável?
O principal review que realmente irritou muita gente e o qual eu prefiro esquecer... Eu detonei um album do Bloodgood, o 'Detonation, fui bastante hard.. A gravadora estava em pé de guerra e vários leitores também. No entanto, um grande número de leitores também apreciaram o meu ponto de vista na época. Eu vou apenas dizer que existem muitas maneiras de obter o seu ponto de vista, essa é a beleza da escrita. No entanto, quando você é jovem e arrogante, e tem uma caneta. Essa é uma combinação letal.
Você acha que o metal cristão, teve uma fase que era melhor que a outra?
Atualmente eu penso que o 'metal cristão "tem várias áreas diferentes que têm melhorado. A musicalidade se desenvolveu muito, os registros em sua maior parte estão em produção paralela ao mercado secular, tanto quanto... Está mais aceitável tocar música pesada, em muitos círculos cristãos, mas a questão realmente é; você está dedicado a música cristã ou a Jesus Cristo?
Eu acho que os cristãos em geral, aqueles que se chamam de 'rock', deram muita atenção para o Stryper e se esqueceram de apoiar outros grupos muito melhor em termos de música e letras teologicamente correta. Você tem algum pensamento a respeito ou algo semelhante?
O Sucesso Stryper foi uma bênção para este movimento nos anos 80. O P.O.D. foi outra banda que rompeu barreiras no que diz respeito à música. A pergunta seria , você está usando o cristianismo como um trampolim para ganhar aceitação comercial? No caso do Stryper, eu não acredito que nunca tenha sido esse o problema.
Eu vejo a música em várias categorias diferentes. Existem atos que são primeiro ministério e [depois banda]. Seu propósito é EVANGELIZAR e PREGAR a Palavra de Deus.
Sua música pode realmente ficar em segundo plano para a mensagem. Para aqueles que são chamados dessa maneira ‘Que Deus os abençoe’ Mortification e Rez Band seriam duas bandas que se enquadram nessa categoria.
Uma das outras categorias são os músicos que gostam de tocar música e sua música é a sua via de expressão. As letras podem ser abertas ou elas não pode. No entanto, o elemento musical é de extrema importância para eles. Não há nada errado com isso.
Onde diz na Bíblia, todos os músicos precisam ser um pregador?
A música tem um lado comercial e não há nada de errado com isso. Como crentes, nós tratamos nossos negócios como se tivesse que refletir quem somos por dentro.
Porém nenhum de nós é perfeito. Músicos cristãos tocam o mesmo acorde E, que os não músicos cristãos. À medida que caminhamos com o Senhor o processo ou jornada de transformação continua.
O que você sabe sobre o Brasil, pelo menos em termos de música item? Não vale chutes aqui rsrsrssrs
Eu estou familiarizado com Krig, ARNION e o Disaffection, do Brasil. Deu um branco no momento em relação a outros artistas da América do Sul. Devo estar ficando velho demais!
Qual é hoje sua visão sobre a música pesada de hoje no mundo do cristão?
Talvez o maior desafio na cena do metal cristão é o fato de que o modo como conseguir música hoje está matando a cena que queremos ver crescer. Será que qualquer um com 15 anos compra um CD? Provavelmente não, downloads digitais domina a paisagem musical. E por isso se os downloads são legais ou não, impedem que as pessoas se reúnam localmente e compartilhe as suas últimas aquisições musicais. A internet, por vezes, faz essa cena parecer muito maior, do que ela é. Os fãs pensam que podem apenas compartilhar arquivos e baixar gratuitamente a música. Muitas pessoas não vêem isso como roubar, mas é. Download ilegal está matando o lado comercial da música. Contudo, sem dinheiro para gravar ou produzir álbuns como podem continuar? Não pode e irá implodir
Eu tenho visto uma lista considerável de bandas cristãs no cenário mundial do metalcore, e eu acho que eles estão fazendo um bom trabalho em termos de som e mensagem. Você também sente isso e tem alguma coisa a acrescentar?
Eu não sou um grande fã de de metal core. Ele simplesmente não se conecta comigo as vezes. Das novas bandas de metal moderno Gosto Demon Hunter, Becoming the Archetype, As I lay Dying, para dizer o nome de algumas..
Se você fosse organizar a turnê dos seus sonhos com 7 bandas. Onde seria? E dos 7 artistas quem seria o Headline?
A turnê dos meus sonhos com 7 bandas .... Isso seria uma escolha difícil. Eu definitivamente chamaria, Rob Rock w / Impellitteri lá. Grave Robber, Ultimatum. Eu adoraria ver o Joshua Perraha. Eu nunca tive a chance de vê-lo. Gostaria de ver Dagon de Michigan. Seu álbum 'Terraphobic' é um clássico puro. Eu gostaria de ver Mortification, nunca tive a oportunidade de vê-los. A banda final? Hmmm... ... poderia ser o Theocracy ou uma das bandas do Christian Liljegrens, Narnia ou Golden Resurrection, Audiovision..
As bandas clássicas como Deliverance,Vengeance, The Crucified, e Stryper, eu já vi! Lo! lol
O que está em sua mente agora que vai para as últimas palavras?
Obrigado pela oportunidade de compartilhar com vocês Norman. Eu apreciei esse tempo. Que Deus abençoe você e seus empreendimentos.
Blog - http://www.whitethronereviews.blogspot.com/
Facebook - http://www.facebook.com/pages/White-Throne-Metal-Reviews/367418883615
Myspace - http://www.myspace.com/whitethrone777